A decisão de interromper temporariamente a realização de eventos na área externa foi tomada após algumas ocorrências registradas em eventos de maior porte, com grande concentração de público, que foram realizados no Museu Oscar Niemeyer  (MON), também conhecido como Museu do Olho. Segundo a instituição, também houve questionamentos feitos pelo Ministério Público do Paraná e pelo Conselho Comunitário de Segurança do bairro Centro Cívico (Conseg).

Diante disso, o museu reavaliou as políticas de eventos com o objetivo de assegurar que as atividades realizadas no local estejam adequadas aos princípios do MON e também que os espaços utilizados comportem adequadamente o público na parte externa, para não prejudicar quem visita exposições.

O MON ainda ressalta que a decisão de suspender eventos é válida apenas para o espaço externo – as atividades realizadas dentro do museu, mesmo em espaços, como o vão livre, o auditório Poty Lazzarotto e o salão de eventos, continuam normalmente.

De acordo com o museu, a decisão é válida por tempo indeterminado e segue em avaliação. O espaço também informa que não houve cancelamento de eventos, pois todas as atividades marcadas para a área externa já foram realizadas.