As obras de dragagem para o alargamento da faixa de areia em Matinhos vão ser retomadas nesta sexta-feira (02). A draga chamada de Galileo Galilei estava em manutenção no Rio de Janeiro e faz o deslocamento para o Paraná nesta quinta-feira.

São 4,5 km de extensão nos Balneários de Matinhos onde vão ser acrescentados cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia. A dragagem deve ser finalizada no mês de novembro, mas a liberação da praia para uso público ocorre somente após a estabilização da areia, de acordo com os estudos técnicos.

Nos próximos dias, principalmente no feriado que se aproxima, moradores e visitantes do Litoral do Estado devem ficar atentos às sinalizações de interdições na praia e em ruas da beira mar.

A interdição ocorre para evitar acidentes em locais próximos aos equipamentos utilizados para as Obras de Recuperação da Orla de Matinhos.

A obra abrange uma série de intervenções, entre engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

O investimento é de quase R$315 milhões em um trecho de 6,3 km de extensão (da praia de Caiobá até o balneário Flórida).

As obras são executadas pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública, e têm previsão de conclusão de todos os trabalhos no segundo semestre do ano que vem.