O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) renovou alertas para a ocorrência de temporais ao longo desta segunda-feira (24) no Paraná. As condições mais severas são esperadas para o leste do estado, com atenção voltada principalmente para o litoral, onde o aleta é vermelho.

O aviso emitido pelo INMET é de “grande perigo” para as praias do Paraná. A previsão é de chuva intensa a partir do meio-dia, com risco de tempestades que se estende até a manhã da terça-feira (25). Os riscos apontados para o litoral são para ventos que podem passar dos 100 km/h além de acumulado de chuva superior aos 100 mm.

Neste cenário, o INMET aponta grande risco para danos em edificações, corte de energia elétrica, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. Vale manter atenção redobrada, inclusive, porque o solo já está encharcado após um domingo de muita água em parte da região.

De acordo com os dados do Simepar, Guaratuba foi a cidade que mais recebeu chuva ao longo do último domingo, em volume expressivo na comparação com a média mensal, como detalha a meteorogolista Júlia Munhoz.

Alerta Laranja na RMC

Tem alerta também para a região de Curitiba. Por aqui, o alerta do INMET é laranja. A classificação indica condições de tempo menos severas na comparação com o que é esperado para o litoral, mas ainda indica risco de ventos intensos e grande volume de chuva.


SAIBA MAIS:


A meteorologista do Simepar detalhou qual a previsão para as próximas horas.

As chuvas marcaram não apenas o final de semana e esta segunda, mas todo o mês de novembro em diversas cidades do estado. Dados divulgados pelo Simepar mostram que 32 estações já ultrapassaram a média histórica para o mês faltando ainda uma semana para o início de dezembro. Guaratuba está nessa relação, junto com Curitiba.