Após dois dias, em razão do feriado, a Secretaria Municipal de Saúde volta a ter atendimento normal nos postos de saúde para quem precisa atualizar o calendário vacinal.
Os locais de imunização ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h. Ao todo, a prefeitura de Curitiba as vacinas ficam disponíveis em 107 postos de saúde, que oferecem 19 tipos de vacinas.
Lembrando que o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro, por conta da baixa adesão em todo o país, inclusive no Paraná.
Novamente, os órgãos de saúde fazem um pedido para que os pais levem as crianças para tomar a vacina.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Paraná, o índice de vacinação está bem abaixo do esperado, pouco mais de 43% do público esperado foi imunizado contra a poliomielite, o que corresponde a cerca de 267 mil doses aplicadas, sendo que o público-alvo é de 620 mil pessoas e a meta é vacinar 95% desse grupo.
Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cobertura da polio, com as aplicações de agosto, está em quase 89%.
O Paraná registrou queda nos números gerais de vacinação, principalmente em crianças e adolescentes, entre 2019 e 2020, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). Pelo menos 10 vacinas sofreram redução, entre elas está a vacina contra a poliomielite.
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos mais graves leva à paralisia dos membros inferiores. Os órgãos de saúde ressaltam que a vacinação é a única forma de prevenir a doença e todas as crianças devem ser imunizadas.
Para a campanha contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas de acordo com a situação vacinal do esquema primário. Já as crianças de 1 a 4 anos devem ser imunizadas indiscriminadamente, desde que já tenham recebido as três doses de vacina do esquema básico.
Em relação aos números gerais da imunização contra a Covid-19, mais de 84% dos moradores de Curitiba já tomaram a segunda dose da vacina anticovid, o que corresponde a mais de 1,6 milhão pessoas. Além disso, cerca de 1,1 milhão, o que representa 57% da população, já foi imunizada com a dose de reforço.
Então, fica essa recomendação para quem ainda não atualizou a carteira de vacinação, que compareça aos postos de saúde para tomar os imunizantes que faltam, seja a vacina contra a Covid-19, sarampo, poliomielite, febre amarela, ou qualquer outra que ainda não tenha tomado.