Na última rodada do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro, o Athletico foi derrotado pelo Botafogo, por 2 a 0, neste sábado (23), no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. Com este resultado, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari saiu de campo em quinto lugar, com 31 pontos, e o alvinegro carioca em 11º, com 24.

O time paranaense começou o jogo no ataque, com dois cabeceios até o sétimo minuto: a tentativa de Fernandinho saiu por cima do travessão e a de Hugo Moura foi defendida pelo goleiro Gatito Fernández. Mas o Botafogo não demorou para equilibrar a partida e abriu a conta aos 19 minutos: Jeffinho entrou na área pelo lado esquerdo e cruzou, Abner chutou para afastar, mas a bola sobrou para Erison, que disparou forte.

O dono da casa teve mais controle no segundo tempo e definiu aos nove minutos. Na jogada, Hugo Moura errou passe no meio-campo, Jeffinho avançou, passou por Hugo Moura e finalizou da entrada da área. Pelo visitante, os melhores lances da etapa final foram com Khellven, que tentou encobrir o Gatito Fernández e viu a bola bater na rede por cima, e Rômulo, que exigiu defesa do goleiro no último lance.

O Athletico, que poupou alguns titulares neste sábado (o zagueiro Pedro Henrique e o atacante Pablo nem viajaram), volta ao Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (27) para enfrentar o Flamengo, às 21h30, no Maracanã, pela rodada de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil. Pela Série A o próximo adversário atleticano é o São Paulo, no domingo seguinte (31), às 16h, na Arena da Baixada.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Série A – 19ª rodada
Sábado, 23/7 – 21h – Estádio Nilton Santos (Engenhão, no Rio de Janeiro)
BOTAFOGO 2 x 0 ATHLETICO
Gols: Erison aos 16 minutos do 1º tempo e Jeffinho aos 9 minutos do 2º
Árbitro: Anderson Daronco, por Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel, todos do Rio Grande do Sul
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, do Rio Grande do Norte
Cartões amarelos: Thiago Heleno e Terans (Athletico)
Renda: 203.630,00
Público: 7.463 pagantes (total: 8.105)
Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges (Saravia), Philipe Sampaio, Lucas Mezenga e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes (Patrick de Paula), Lucas Piazon e Eduardo; Jeffinho (Luis Henrique) e Erison (Matheus Nascimento); técnico: Luís Castro.
Athletico: Bento; Orejuela (Khellven), Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner (Vitinho); Fernandinho (Ercik), Hugo Moura e Terans; Canobbio (Vitor Bueno), Rômulo e Pedrinho; técnico: Luiz Felipe Scolari.