Estudantes e familiares poderão pedir o histórico escolar e documentos de transferência de maneira online nas escolas de Curitiba. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (28) pela prefeitura após o assassinato de dois jovens em Cambé, no interior do estado, na semana passada.

No caso, um rapaz de 21 anos entrou na escola alegando que precisava do histórico, quando efetuou o ataque a tiros. O jovem foi preso, mas foi encontrado morto enforcado na cela onde estava em Londrina. A ideia da prefeitura é aumentar a segurança das escolas e facilitar o acesso ao documento.


Atentado em escola de Cambé, no norte do estado, deixa dois estudantes mortos. Imagens: Arquivo/CBN

O processo de solicitação poderá ser realizado de maneira online e a retirada só poderá ser efetuada nos Núcleos Regionais da Educação (NREs) das dez regionais, conforme a localização da escola. O documento é necessário para matrículas em outras unidades e transferências de escola ou mudança de rede de ensino.

As solicitações poderão ser realizadas no site da Secretaria Municipal da Educação. Podem solicitar o documento o responsável legal indicado no cadastro do estudante ou a pessoa amparada pela legislação vigente. Em outro procedimento, desde 2019, a solicitação para vagas na educação infantil já é feita pela internet em Curitiba.