Integrantes do Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas do Paraná se reuniram para tratar de novas ações voltadas à segurança no ambiente escolar. Os dados sobre a reunião, realizada na última quarta-feira (28), foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Polícia Militar. O encontro aconteceu nove dias após o ataque em um colégio estadual em Cambé, no norte do Estado.

Segundo a PM, o encontro abordou protocolos operacionais de segurança nas escolas e o combate à violência no ambiente escolar. Nas últimas semanas foram reforçados os treinamentos do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) com diretores, professores e pedagogos, além da contratação de mais psicólogos para atendimento à rede estadual. Por meio de uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), cerca de 200 profissionais atuarão, nos próximos meses, no atendimento às comunidades escolares de todo o Paraná.

Algumas iniciativas que surgiram no encontro foram a comunicação entre os órgãos para a elaboração de atividades comuns focadas na proteção às crianças e adolescentes e campanhas contra o bullying, mesmo fora dos ambientes escolares, para aproximar o cidadão dessa temática.

O Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas do Paraná foi instituído no Decreto Estadual 1.398/23. Entre as atribuições do grupo estão a análise de situações de risco, desenvolvimento de mecanismos de combate à violência, elaboração de estudos em conjunto com as forças de segurança pública, reforço ao trabalho educativo e preventivo e criação de um canal direto de denúncias.

O comitê é formado por representantes da Casa Civil e das secretarias estaduais da Comunicação, Segurança Pública, Educação, Justiça e Cidadania e Desenvolvimento Social e Família, além da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR).

* Com informações da AEN