A prefeitura de Curitiba deu início aos serviços de renovação de placas de sinalização que informam os nomes de ruas e avenidas. As novas placas, possuem letras reflexivas e fonte de tamanho maior, para facilitar a visualização por motoristas e pedestres. A primeira troca aconteceu na sinalização da Praça 29 de Março, nas equinas da Rua Brigadeiro Franco com a Avenida Martim Afonso, nas Mercês.

De acordo com o prefeito Rafael Greca, serão substituídas nove mil unidades de placas. O projeto que define o modelo de placas padrão da cidade, com fundo azul e letras brancas, é de 1997. O novo modelo implantado segue as definições do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As placas mantêm a base azul royal e os nomes de ruas em letras brancas. Mas as fontes agora são refletivas e com tamanho aumentado de 45mm para 52mm.

Na primeira fase, serão implantadas 3.179 placas de nomenclatura em cruzamentos dos principais eixos de circulação viária da cidade. O contrato de execução prevê a duração de dois anos para a implantação de 52.347 placas, 51.112 são em postes da Copel e 1.235 em postes de semáforos.

Um edital para a exploração dos espaços publicitários junto às placas de sinalização deve ser lançado até o fim deste ano pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), a empresa vencedora da nova concessão será responsável pela manutenção das placas.