O início das concessões das rodovias que contemplam os Lotes 1 e 2 de estradas privatizadas no Paraná completou 100 dias. Nesse período, as duas concessionárias que arremataram os dois pacotes precisaram resolver problemas de infraestrutura acumulados no período em que as estradas ficaram sob concessão do poder público.

A EPR Litoral Pioneiro, responsável por cuidar de 605 quilômetros de rodovias federais e estaduais no Paraná, informou ter investido R$ 124 milhões em infraestrutura e atendido a quase 16 mil ocorrências nesse período. O vice-presidente da empresa, Marcos Moreira, falou sobre as ações prioritárias.

De 16 mil ocorrências, 6,4 mil motoristas tiveram o apoio para pane veicular. Outros 1,6 mil usuários precisaram de guincho para a remoção de seus veículos e as equipes médicas de resgate realizaram 391 atendimentos. Quase 7 mil buracos foram tampados, 40 quilômetros de faixas foram recapeadas e instalados 5 mil metros de defensas metálicas.

No período, foram investidos R$ 1 milhão em obras de segurança e conforto para os usuários. A concessionária disse que 20 passarelas foram recuperadas e 199 luminárias revitalizadas. O projeto para contenção das encostas no km 40 da BR-277, na Serra do Mar, também foi iniciado.

Na rodovia, a concessionária informou que os reparos devem ser concluídos no início de julho e incluem a concretagem da encosta, a inserção de grampos para segurar as rochas e a construção de dispositivos de drenagem para evitar que a água infiltre no solo. O presidente da EPR Litoral Pioneiro destacou que os projetos continuam.

A Via Araucária, responsável por administrar 473 quilômetros de rodovias, informou ter restaurado 411 quilômetros de estradas, além de ter tapado mais de 9 mil buracos, realizado mais de 100 mil sinalizações nas vias e recuperado 20 pontos onde havia erosões.

A empresa também comunicou ter realizado mais de 11 mil atendimentos, sendo 719 em acidentes; 5,4 mil resgates para panes mecânicas; 890 atendimentos médicos; 570 ocorrências com animais; 155 incêndios e 3,6 mil atendimentos diversos.

A responsável pelos trechos anunciou que, ao longo dos próximos anos de contrato, deverá investir R$ 7,9 bilhões em obras de expansão e modernização da malha, além de utilizar outros R$ 5,2 bilhões para a operação. A concessionária acredita que poderá criar 81,7 mil empregos diretos e indiretos por meio dos investimentos nas rodovias.

O diretor de engenharia da Via Araucária, Pedro Veloso, disse que a concessionária tem antecipado algumas entregas e que o problema do buraco na região do Orleans foi resolvido.

As empresas são responsáveis por um contrato de 30 anos para cuidar das rodovias que compunham o antigo Anel de Integração. O governo do Paraná ainda tem outros quatro lotes de rodovias para leiloar, sendo dois deles com previsão de serem negociados ainda neste ano.