Foram mais de 10 horas de espera até que um trem de 22 vagões e que comportava 943 pessoas chegasse até a estação de Morretes, no litoral do estado. O comboio teve a viagem interrompida depois que árvores caíram nos trilhos. A Serra Verde Express, responsável pela operação, informou que o passeio começou às 8h30 em Curitiba e deveria chegar próximo das 12h no litoral, mas a cerca de 15 km da estação ferroviária árvores obstruíram a passagem.
Em vídeos publicados nas redes sociais, passageiros relataram os momentos de desespero após ficarem sem luz e com pouco acesso à água e comida.

A Rumo, responsável pela malha ferroviária na região, informou em nota que “fortes ventos causaram a queda de algumas árvores na ferrovia nesta quinta-feira (13). A empresa deslocou equipes de manutenção que trabalharam no decorrer do dia na desobstrução dos pontos de interdição para retomar as condições das operações”. A empresa lamentou os transtornos e disse que “prestou todo suporte para a operadora de transporte de passageiros”.
Também em nota, a Serra Verde Express, afirmou que esta é a primeira vez em 26 anos de operação que uma situação dessa acontece e que “mobilizou uma estrutura especial para garantir o conforto e atendimento aos passageiros”. Além de alimentação e orientação, uma estrutura rodoviária montada para o retorno dos passageiros”. Ambulâncias de plantão também foram mobilizadas como medida preventiva.
A empresa informou que devido às condições climáticas o trem da Serra do Mar paranaense está cancelado nesta sexta-feira (14), tanto no percurso Curitiba – Morretes, quanto Morretes – Curitiba.