Desde que foi colocado em operação, no dia 16 de agosto, o aplicativo criado pela Justiça Eleitoral, já recebeu 2.253 denúncias de crimes eleitorais no Paraná. O sistema permite ao cidadão comunicar irregularidades que são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral.
Entre as situações informadas via aplicativo estão compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propaganda ilegal. O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Thiago Santos, explica que a ferramenta é prática.
O município com o maior número de ocorrências é Curitiba, com 578 registros, seguido de São José dos Pinhais, com 149. Ponta Grossa, figura no terceiro lugar com 126 casos, Londrina com 100 e Guarapuava com 83. Entre as principais reclamações, estão as irregularidades relacionadas às propagandas.
Nas últimas eleições gerais, em 2018, o Paraná contabilizou 1.970 comunicados de irregularidades pelo aplicativo. Em 2020, nas eleições municipais, o estado registrou um total de 5.951 denúncias. Neste processo eleitoral, o número já chega a 37.951 notificações em todo Brasil, desde agosto.