A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) concentra, a partir desta quarta-feira (12), a aplicação do estoque remanescente das vacinas anticovid Spikevax monovalente da Moderna em cinco unidades de saúde de Curitiba, buscando facilitar a busca dos usuários.

A vacina anticovid Spikevax monovalente da Moderna é atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5 e vem sendo aplicada como dose de reforço no público prioritário com cinco anos ou mais desde 13 de maio.

A nova vacina teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março e vai substituir gradualmente todas as vacinas contra a covid-19 que estavam sendo utilizadas até o momento.

Ao todo, Curitiba recebeu 30.270 doses da nova vacina. Mas, neste momento, há apenas 305 doses em estoque – o restante já foi aplicado. A SMS aplicará, no público prioritário, até o fim dos estoques, as doses remanescentes que estão nos postos de saúde – as doses irão acabar gradativamente ao longo do dia ou dos próximos dias. A média diária de aplicações, normalmente, é de 1 mil doses.

O desabastecimento é nacional, uma vez que as vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes são repassados aos estados e, então, distribuídos aos municípios. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a previsão é de recebimento de um novo lote do governo federal, no início da próxima semana.

Unidades que concentrarão doses remanescentes da Spikevax:

Distrito Sanitário Tatuquara
US Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara

Distrito Sanitário Bairro Novo
US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Boqueirão
US Visitação
Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão

Distrito Sanitário Pinheirinho
US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Distrito Sanitário CIC
US Tancredo Neves
Rua Professora Hilda Hank Gonçalves, 435 – Cidade Industrial

Público prioritário para dose de reforço semestral da vacina anticovid:

• Pessoas com 60 anos ou mais
• Gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias)
• Imunocomprometidos com cinco anos ou mais

Público prioritário para dose de reforço anual da vacina anticovid:

• Trabalhadores da saúde
• Pessoas em situação de rua
• Pessoas com comorbidades com cinco anos ou mais
• Pessoas com deficiência permanente com cinco anos ou mais
• Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com cinco anos ou mais
• Moradores e funcionários de instituições de longa permanência
• Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade

A Secretaria informa ainda que as vacinas anticovid baby estão com estoques regularizados e continuam disponíveis em 106 unidades de saúde para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, conforme calendário nacional de vacinação. Confira os locais de aplicação no site Imuniza Já Curitiba.

 

*Com informações da prefeitura de Curitiba
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata