Os números da pandemia em Curitiba estão caindo, conforme os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde. No boletim desta segunda-feira (28), foram confirmados 951 novos casos de Covid-19 e seis mortes, todas nas últimas 48 horas. As vítimas são quatro homens e duas mulheres, com idades entre 44 e 101 anos. Duas pessoas tinham mais de 80 anos.

Neste momento, são 7.224 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Apesar da redução, o cenário ainda preocupa, especialmente na quantidade de crianças atingidas pela Covid-19. Na última sexta-feira (25), o Hospital Pequeno Príncipe tinha 28 pacientes internados e analisava 22 casos de crianças e adolescentes. O hospital é referência no atendimento pediátrico em Curitiba e Região. 

Ainda segundo o hospital, durante a pandemia, as equipes ajudaram a investigar mais de 11.700 casos de crianças e adolescentes com suspeita da doença, sendo que foram confirmados cerca de 2.700 casos. O hospital ainda informou que 454 pacientes se recuperam da infecção e aproximadamente 9 mil casos foram descartados. Neste período, 16 mortes foram confirmadas. 

Em entrevista à CBN Curitiba, a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, destacou o perfil do público infantil internado neste momento.

Segundo a secretária Márcia Huçulak, a cobertura vacinal contra Covid-19 no público infantil está em 60% e ressalta que este período de Carnaval para imunizar as crianças. 

Onze unidades de saúde estão abertas nesta terça-feira até às 17h e também abrem nesta quarta-feira para a aplicação de doses nas crianças e também no público formado por adolescentes e adultos. Nove desses pontos vão vacinar crianças a partir de 5 anos, adolescentes (12 a 17 anos) e adultos (18 anos completos ou mais). Está disponível a repescagem para todos os públicos, além do cronograma da semana.

A Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho vai vacinar exclusivamente adolescentes e adultos, enquanto a Unidade de Saúde Mãe Curitibana atenderá somente as crianças (5 a 11 anos).

A lista com endereços e o cronograma de vacinação estão no site imunizaja.curitiba.pr.gov.br.