Mesmo com a precipitação de um pouco mais de 10 milímetros de chuva registrada em Morretes nesta quinta-feira (20), pelo Simepar, a encosta da BR 277, no KM 42, segue sem novos incidentes, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O trecho sofreu um desmoronamento no último sábado (15).
O desvio no ponto de deslizamentos na BR 277 foi alterado desde esta quarta-feira (19), e o percurso de desvio de pouco mais de um quilômetro diminuiu para 500 metros. Além disso, parte das muretas de divisão das pistas duplas foi retirado.
De acordo com a assessoria de imprensa da Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, não há mais registro de queda no tráfego esperado de caminhões na região. A maior parte das interferências ocorreram no fim de semana do deslizamento, quando houve a interrupção total do fluxo e apenas 16 caminhões chegaram nos portos.
Veículos de carga com largura acima de 3,60m e comprimento acima de 30 metros estão proibidos temporariamente de trafegarem no trecho pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A Defesa Civil e outras equipes do Governo do Estado monitoram as condições das encostas. Ainda não há previsão sobre a liberação do ponto interditado.