Apesar da aprovação da aplicação de vacinas contra a Covid-19 em crianças, entre 05 e 11 anos, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda não há um cronograma ou uma previsão para o início dessa imunização.

A vacinação nas crianças foi autorizada na última semana. No entanto, a Anvisa ressaltou que a chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil.

No Paraná, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a estimativa é que mais de um milhão de crianças, nessa faixa etária, estejam aptas para receber o imunizante.

À CBN Curitiba, o secretário de saúde Beto Preto frisou que tem interesse em vacinar este público mas precisa aguardar essa autorização, a formalização do Ministério da Saúde e, consequentemente, o envio de doses para este público.

No entanto, o envio de doses pode demorar e, talvez, a imunização das crianças aconteça apenas em 2022, pois, o Brasil ainda não recebeu as doses específicas para o público de 05 a 11 anos, que será diferente das vacinas utilizadas nos adolescentes e adultos.

Conforme a Anvisa, a dosagem, a composição e a concentração do imunizante pediátrico é menor do que a dos adultos. A cor do frasco também deverá ser diferente para evitar confusão na aplicação das doses.

Além disso, segundo a Anvisa, as crianças não terão uma “mistura” de vacina, ou seja, devem receber as duas doses do imunizante da Pfizer que é o único autorizado para este público no país.