Foram exatos 90 minutos de debate entre três dos nove candidatos ao governo. Foram convidados para o debate nesta terça-feira (27) na RPC o candidato Ratinho Junior (PSD), que não compareceu, Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT) e Professora Ângela (PSOL).

Segundo a organização do debate, o convite seguiu a legislação eleitoral, de que os partidos que possuem ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional têm direito a participar. O jornalista Wilson Soler foi o mediador do debate.

O debate começou pontualmente às 22h30. Logo no início da discussão Gomyde e Requião aproveitaram para alfinetar o candidato à reeleição, Ratinho Junior, por não comparecer. O primeiro bloco, quase que inteiro, foi usado também por Professora Ângela para criticar o candidato pela ausência.

O debate mesmo começou no segundo bloco, quando foram feitas perguntas com tema determinado por sorteio. Quinze temas foram escolhidos, mas nem todos foram debatidos. Entre eles o que mais teve destaque foi o modelo de pedágio que deve ser implantado no Paraná.

Quando, em tema livre, foi colocada a questão de geração de empregos, o candidato Requião falou de redução no ICMS para as microempresas, para assegurar empregos e pagar o salário mínimo regional. Proposta também reforçada pelo candidato Gomyde, de vínculo do benefício fiscal com o salário mínimo. Já a candidata Professora Ângela falou da manutenção de empregos e investimentos nos pequenos empresários.

Em tecnologia e inovação foram citadas soluções para o preço elevado na instalação de equipamentos que geram energia solar. As Universidades Estaduais também foram tema. Os candidatos falaram em reposição dos funcionários e maior investimento nas pesquisas científicas, além de concursos públicos. Combate à fome e tarifas de energia e água foram destaque no final do debate.

À meia-noite, quando a discussão chegou ao fim, os candidatos conversaram com a CBN Curitiba sobre a expectativa para o dia do pleito. O candidato pelo PDT, Ricardo Romyde, reforçou que o momento foi importante para mostrar as propostas e buscar o voto dos indecisos.

A candidata pelo PSOL, Professora Ângela, reforçou também o pedido pelo segundo turno das eleições. Justificou que a população precisa ter mais tempo para ouvir suas propostas.

Já Roberto Requião, candidato pelo PT, é a favor de que a eleição seja resolvida já no primeiro turno. Se disse confiante.

O prazo para comícios, debates e o horário eleitoral no rádio e na TV termina nesta quinta-feira (29), de acordo com o calendário das eleições deste ano.