Na Região Metropolitana de Curitiba, houve registros de muitas ocorrências em razão dos temporais dos últimos quatro dias, de acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, na manhã desta segunda-feira (30). Dos 29 municípios que compõem a Grande Curitiba, ao menos 10 contabilizaram estragos.

Uma das cidades mais afetadas foi Rio Branco do Sul, onde houve deslizamentos de terra que afetaram quase 1.100 moradores da região e deixaram 88 desalojados. Na cidade vizinha, em Itaperuçu, sete pessoas foram atingidas pelos temporais, sendo que quatro ficaram desalojadas, pois três casas tiveram a estrutura comprometida.

Na cidade de Campo Largo, a prefeitura preparou abrigo para atender as famílias atingidas pelos temporais que causaram alagamentos em diversos bairros. Cerca de 50 moradores foram afetados pelas enxurradas. Desses, 34 foram retirados de suas casas e levados ao abrigo municipal, além de 13 que foram encaminhados para a casa de familiares.

Em Almirante Tamandaré, os alagamentos afetaram 215 pessoas, sendo que 125 ficaram desalojadas, 45 desabrigadas e 20 casas foram danificadas.

SAIBA MAIS:



No município de Araucária, 135 moradores foram atingidos pelas inundações, deixando 20 pessoas desalojadas e 15 desabrigadas.

Em Contenda, os alagamentos deixaram 36 moradores desalojados e quatro desabrigados. Em Campo Magro, 10 pessoas também foram afetadas pelos alagamentos.

Os temporais que atingiram São José dos Pinhais causaram transtornos para 30 pessoas, que ficaram desabrigadas.

Na cidade de Tunas do Paraná, no Vale do Ribeira, 20 moradores ficaram desabrigados e cinco casas foram danificadas com as fortes e constantes chuvas do fim de semana.

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, falou sobre o que tem causado tanta chuva na Região Metropolitana de Curitiba.

Reinaldo Kneib também disse como ficam os próximos dias na região, e adiantou a previsão para o feriado de Finados.

Os temporais também afetam o abastecimento de água em algumas regiões. Segundo a Sanepar, na madrugada desta segunda-feira (30), um problema eletromecânico na Estação de Tratamento de Água Passaúna afetou o abastecimento nos bairros Barigui, Capela Velha, Chapada, São Miguel e Thomaz Coelho, em Araucária. A previsão é de que a normalização ocorra de forma gradativa durante a segunda-feira.