A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso emergencial do imunizante da Coronavac para crianças entre 3 a 5 anos.

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (13) após reunião da diretoria da Anvisa, em Brasília, que decidiu, por unanimidade, seguir as recomendações de áreas técnicas e autorizar a imunização contra a Covid-19 para essa faixa etária. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná aguarda a orientação oficial do Ministério da Saúde para a operacionalização da vacinação nesse novo grupo.

Em março, o Instituto Butantan, que produz o imunizante da Coronavac, pediu a liberação da aplicação da vacina contra o coronavírus em crianças de 3 a 5 anos, com duas doses da Coronavac, no intervalo de 28 dias. No entanto, a aprovação só é recomendada para crianças que não são imunossuprimidas.

A decisão foi embasada em vários estudos sobre a eficácia da vacina em crianças. No Brasil, as pesquisas foram feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, em parceria com entidades internacionais.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que segue o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, inclusive sobre a ampliação de novas faixas etárias para receber o imunizante sobre a Covid-19.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que vai avaliar, junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações, o uso do imunizante para crianças de 3 a 5 anos.