Nesta terça-feira (09) a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou à CBN Curitiba que o projeto de concessão à iniciativa privada dos lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná está em fase final de análise no Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo a ANTT, após passar pelo crivo da Corte, a perspectiva do Ministério da Infraestrutura para o lançamento do edital e realização do leilão segue como o último trimestre de 2022, com previsão de assinatura do contrato para o primeiro trimestre de 2023.

O Estado previa que o início das concessões aconteceria até o final de 2022. No entanto, o Tribunal de Contas da União pediu mais tempo para analisar a concessão.

Os novos contratos de concessão das rodovias que cruzam o Paraná terão duração de 30 anos. Conforme o projeto, serão criadas ainda 15 novas praças de pedágio.

Segundo o Governo do Paraná, a expectativa é que as tarifas sejam de 40% a 50% mais baratas do que as cobradas na concessão anterior.

Em junho a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entregou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma nota técnica em que prevê o aumento da tarifa de pedágio no Paraná em 23,3%, entre Curitiba e o Litoral do Paraná, mesmo sem o início da nova concessão.

Neste caso, a tarifa inicial que iria a leilão a R$ 14,33, passa a ter o valor inicial de R$ 19,77.O reajuste também deve atingir as rodovias de Carambeí, Jaguariaíva e Jacarezinho.

A ANTT justifica que a medida é necessária por conta do aumento nos custos das obras e da manutenção de serviços nas estradas, provocados pela inflação. Além disso, a nota técnica aponta que o principal acréscimo foi com obras nas rodovias, como duplicações, por exemplo.