Este é o primeiro feriado com a cobrança de pedágios no Paraná. Nesta quinta-feira (28), longas filas se formaram na praça de São Luiz do Purunã, no km 141 da BR 277. O congestionamento estava nos dois sentidos, tanto interior quanto para Curitiba. As cancelas chegaram a ser abertas por 10 minutos para aliviar o fluxo, mas a grande movimentação continuou logo após a retomada da cobrança.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou, por meio de nota, que vem acompanhando de perto o início das operações das concessões no Paraná, assim como o funcionamento das praças de pedágio. Com relação à Praça de Pedágio de São Luiz de Purunã, a Agência disse que abriu procedimento interno de apuração técnica para analisar a situação das medições do ponto de cobrança.

A ANTT relembra ainda que as concessões do Paraná entraram em operação há um mês e que, neste período, alguns procedimentos operacionais, incluindo o funcionamento das praças, ainda são passíveis de ajustes. A Agência está acompanhando a situação da Praça de São Luiz de Purunã, assim como das demais praças do Lote 1, bem como do Lote 2 do Paraná.

A concessionária responsável pelo trecho, Via Araucária, informou também por meio de nota, que foram registrados congestionamentos no sentido Norte do Paraná e no sentido decrescente em Curitiba, no km 133, na praça de pedágio de São Luiz do Purunã. A lentidão foi causada pelo alto fluxo de veículos. A concessionária esclarece ainda que todas as cabines de pedágio e pistas automáticas estavam em funcionamento nesta quinta-feira (28). Além disso, ressalta que 10 colaboradores estão trabalhando na operação ‘papa-fila’ com o intuito de fazer a cobrança antecipada para agilizar a passagem pelo pedágio.

O mesmo foi feito pela concessionária EPR Litoral Pioneiro, que administra a praça de pedágio da BR 277 em São José Pinhais, segundo o gerente de operações, Fernando Milléo.