Fiscais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuaram, no Paraná, dois postos e quatro revendedoras de GLP, mais conhecido como gás de cozinha, por supostas irregularidades encontradas. A fiscalização aconteceu entre os dias 18 e 28 de abril.

De acordo com a ANP, foram fiscalizados estabelecimentos nas cidades de Araucária, Céu Azul, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaratuba, Iporã, Londrina, Marmeleiro, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Umuarama.

Em Toledo, foram fiscalizados quatro postos revendedores de combustíveis no município. Um posto no centro da cidade foi autuado por comercializar gasolina aditivada fora de especificação, com 37% de etanol anidro, tendo três bicos e um tanque interditado.

Já em Umuarama, foram fiscalizados quatro postos de combustíveis, uma revenda de GLP e um ponto de abastecimento no município. Os fiscais encontraram irregularidades em um posto de combustíveis e em uma revenda de GLP.

Conforme a ANP, o posto foi autuado por comercializar gasolina comum fora de especificação e por comercializar etanol hidratado fora de especificação. Já o revendedor de GLP foi autuado por não atender às condições mínimas de segurança para o armazenamento dos recipientes e por não exibir os preços praticados aos consumidores.

Em Iporã, uma revenda de GLP foi autuada e interditada por não atender às condições mínimas de segurança para o armazenamento dos recipientes.

Na cidade de Guaratuba, duas revendas de GLP foram autuadas por falta de balança para pesagem dos vasilhames, quando solicitado pelos consumidores.

E em Londrina, um posto de combustíveis teve o início de penalidade de suspensão aplicado.

Nas demais cidades e estabelecimentos fiscalizados, não foram encontradas irregularidades, segundo a ANP.

Os endereços e os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados pela agência.