A Orquestra Sinfônica do Paraná completa 39 anos neste mês de maio e comemora a marca com dois concertos: o primeiro no domingo (26), às 10h30, e o segundo na terça-feira (28), às 20h30. O tema são os choros do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Um coro sinfônico de 60 cantores vai se unir aos 90 músicos presentes no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). As vendas acontecem pela bilheteria do Teatro e site Deubalada.com.

O programa conta com a execução de “Choros 6”, “Choros 9”, “Choros 10” e “Rasga Coração”, famoso para coro, grande coro e orquestra.

O choro foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em fevereiro deste ano. O choro – ou “os choros”, para usar um termo proposto por Villa-Lobos – é essencialmente um gênero musical “guarda-chuva”, que abrange dentro de si várias práticas musicais distintas. Ele é resultado de um intenso fluxo das trocas culturais ao longo do século XIX, se desdobrando em polcas, valsas, schottiches, modinhas, habanera, “choros-sambados”, entre outros subgêneros reconhecidos pelos músicos como parte deste universo.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Paraná | Concerto de Aniversário

Apresentações: 26 e 28 de maio de 2024
Dia 26 (domingo), às 10h30
Dia 28 (terça), às 20h30
Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente 1h30
Classificação: 7 anos
Maestro: Roberto Tibiriçá
Programa: Villa-Lobos: Choros nº 6, 9 e 10 e “Rasga o coração”
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com

*Com informações da AEN
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata