A CBN Curitiba está realizando uma série de entrevistas com os 10 candidatos à prefeitura da capital. Nesta quarta-feira (4) Andrea Caldas (PSOL) detalhou seus projetos para a promoção da tarifa zero no transporte público, criação de concursos públicos e fortalecimento da cultura do funcionalismo na educação.
Andrea Caldas (PSOL) é candidata à prefeitura de Curitiba pela primeira vez. Ela já disputou uma eleição para deputada federal. É pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação pela UFPR, onde também foi diretora do Setor de Educação entre 2010 e 2018. Em entrevista à CBN Curitiba, a candidata falou sobre a sua proposta de tarifa zero para o transporte coletivo da capital.
Sobre o assistencialismo, Andrea pontuou que é preciso ampliar as secretarias que promovem esse atendimento e entregar equipamentos públicos com pessoal especializado para promover a saída das pessoas em situação de rua dessa condição.
Outro ponto abordado pela candidata foi a realização de concursos públicos e o gasto com pessoal, priorizando a contratação direta e qualificada, em detrimento da terceirização.
Sobre a educação, Andrea, que também é professora, afirma que faltam profissionais e o congelamento de salários é um dos fatores que desestimulou a busca por cargos públicos no setor.
Por fim, a candidata ressaltou a desigualdade nas disputas eleitorais, com tempos reduzidos na programação gratuita. Ela também explicou que seus projetos de governo são construídos com o apoio de diversas frentes da sociedade.
Confira trechos da entrevista: