As caixas-pretas com os gravadores de voz da cabine do voo 2283 da Voepass que caiu em Vinhedo, São Paulo, já foram enviadas para análise, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). A análise deve se concluída em 30 dias, quando será divulgado o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico. A tragédia envolveu a aeronave da Voepass, que partiu de Cascavel com destino ao aeroporto de Guarulhos, resultando na morte de 62 pessoas.
De acordo com a FAB, profissionais já atuam na extração e degravação de dados para, em seguida, dar prosseguimento para fase de análise. Segundo a FAB, nesta etapa, serão examinadas “ atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura, entre outros”.
Além da conversa na cabine, as caixas-pretas guardam os dados e condições da aeronave durante o voo. O material foi encaminhado ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, em Brasília, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
*Com informações da Agência Brasil