Depois da entrega das pistas do trecho final da Linha Verde no último domingo (9) a Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que haverá a ampliação da linha Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que hoje liga o Bairro Alto ao Pinheirinho, e a implantação de uma nova linha urbana, a Atuba/Santa Cândida. As novidades devem estar implantadas até o final do ano.

O presidente da Ubrs, Ogeny Maia Neto, explica que haverá a troca de nome da linha já existente e a utilização da estação Atuba como uma espécie de terminal com integração das linhas metropolitanas.

Após as entregas das estações-tubo Solar e Atuba, o Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho vai percorrer 35 quilômetros, ligando o Atuba ao Pinheirinho. Já a linha Atuba/Pinheirinho terá uma frota de ônibus de 12 veículos, todos articulados, para poder circular a cada 10 minutos nas estações.

A expectativa é de que as linhas recebam 20 mil passageiros por dia. Ogeny detalha que todo o processo para o transporte público não depende das obras que ainda acontecem no viaduto do Tarumã e que a integração com as linhas que vêm da Região Metropolitana fará com que o trânsito flua melhor na região.

Os estudos para a criação de linhas que trafegam pelas marginais da Linha Verde estão sendo realizados, segundo a Urbs, e devem trazer informações sobre a real necessidade de criação de novas rotas ou ampliação de percursos. Por enquanto, ainda não há previsão para novas linhas.