A iniciativa para a ampliação da educação em tempo integral nos colégios estaduais foi assinada nesta segunda-feira (02) pelo governador do Estado Ratinho Junior. A iniciativa visa trazer um ensino mais completo, com atividades socioeducativas integradas ao currículo regular.
De acordo com o Governo do Estado, o número de instituições de ensino que realizam a oferta de ensino em tempo integral, alcançando 412 colégios da modalidade em 2025, com mais de 80 mil alunos.
Além da oferta de atividades socioeducativas durante todo o período em que o aluno estiver na escola, que pode ser tanto de 35 horas quanto de 45 horas semanais, cada instituição de ensino terá metas estabelecidas, que contemplam desde a frequência escolar e o processo de ensino e aprendizagem, até o Índice de Acompanhamento do Modelo da Educação Integral vigente e os indicadores estabelecidos pela Seed.
De acordo com o decreto, a implantação do Programa Paraná Integral levará em consideração aspectos de ordem logística e pedagógica para a escolha tanto das instituições de ensino quanto dos anos/séries e sua implantação.
Outro detalhe regulamentado pelo decreto é que o horário de almoço passa a ser considerado como parte da jornada integral do aluno, uma vez que ele permanece na instituição de ensino. Neste período, deverão ocorrer atividades como clubes de protagonismo, reuniões de líderes de turma, entre outras ações.
*Com informações da AEN
Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho








