O curso técnico em enfermagem, oferecido pela Escola Estadual Professor Guido Straube, na região das Mercês, tem duração de dois anos.
Mas alunos da turma de 2019, impactada pela pandemia da Covid-19 denunciam que a formação se estendeu até 2022 e o certificado de conclusão de curso ainda não foi emitido. Carlos Rodrigues, é um dos alunos do curso e conta o que tem travado a conclusão para a turma dele de 19 alunos.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) afirmou que “as declarações já foram emitidas e entregues aos alunos três alunos que fizeram as reclamações na secretaria”. Ainda em nota, a SEED disse que é necessário que os alunos aguardem a “análise da documentação enviada por parte da escola para o Núcleo Regional de Educação responsável” e o prazo para confecção da certificação é de “15 dias úteis”.
Os alunos apontaram que não receberam o documento de declaração de conclusão, que poderia ser usado para dar entrada no registro do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR).
A CBN Curitiba entrou em contato novamente com a SEED, que respondeu por meio de nota que “a responsabilidade pela emissão da documentação é do Colégio Guido Straube, que já deu entrada no procedimento de análise documental dos alunos.
As aulas práticas – sem as quais não é possível emitir os documentos – acabaram oficialmente no dia 18 de dezembro de 2022. O tempo hábil oficial para a emissão da documentação, por parte da entidade, é de 90 dias a partir da data do fim das aulas”.
A expectativa é de que os alunos tenham acesso a certificação em 18 de março de 2023. No entanto, sobre os estudantes aprovados em concurso público, a SEED informou que “os alunos aprovados em concurso munidos de documento que comprove a aprovação devem procurar a escola e solicitar a declaração de conclusão de curso”.