Um vídeo que circula nas redes sociais, gravado por um grupo de adolescentes, mostra o momento em que um jovem coloca uma bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT) em um mictório, em uma escola da capital paranaense. Enquanto uns dão risada, outros pedem que o garoto urine em cima do objeto.

A filmagem foi feita no dia 3 de outubro, um dia após o primeiro turno das eleições.

Em nota, a escola informou que “quando a informação sobre o ocorrido chegou ao conhecimento da instituição, a primeira ação foi identificar os envolvidos. Na sequência, as respectivas famílias foram comunicadas sobre a situação. Além disso, a equipe pedagógica tomou medidas disciplinares de acordo com o regimento escolar”.

Oito alunos foram identificados e suspensos das aulas. A bandeira pertencia a outro jovem, que na segunda-feira (3) levou o item para comemorar o resultado do primeiro turno e sua primeira participação como eleitor. No entanto, a diretoria da instituição recolheu materiais políticos que foram levados ao Colégio, com a promessa de devolução no fim do horário de aula, quando ocorreu a tomada indevida da bandeira e o ato filmado.

A escola ainda pontuou que a situação foi uma “ocorrência atípica e pontual” e que conduz “projetos pedagógicos com foco nos valores humanos, privilegiando o respeito, o diálogo e a tolerância”.