A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores acredita essa valorização dos usados ainda é reflexo da pandemia da Covid-19, que paralisou fábricas e afetou a produção de veículos zero quilômetro.

Em uma situação normal, o tributo sobre o veículo ficaria mais barato de ano para ano, em razão da desvalorização do usado. Contudo, durante a pandemia, os usados hipervalorizaram. Entre 2020 e 2021, o carro usado ficou cerca de 25% mais caro.

Levando em conta essas situações, os valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) registrou aumento média cerca de 8% dos veículos usados, mas a alta pode ultrapassar 14%, o que reflete diretamente na alíquota do IPVA que deve ser paga este ano.

Foi o que observou João Victor de Lima, que este ano vai pagar em uma parcela do tributo que quase se equipara à prestação do veículo.

Vitor Manoel Tavares também ficou surpreso ao ver o valor do imposto. O vendedor de veículos falou sobre o rombo no orçamento.

de acordo com a Fipe, o preço de um Onix Sedan 2020 subiu de R$ 64.521 para R$ 72.892. Alta de quase 13%. Ano passado o proprietário pagou cerca de R$ 2.258. Este ano o valor aumentou quase 300, pois foi o IPVA a ser pago é de R$ 2.551 reais.

O economista e coordenador de cursos de Gestão Financeira, Daniel Cavagnari, explicou que a escassez de peças para a fabricação de veículos novos supervalorizou a categoria de usados.

No Paraná, a alíquota é de 3,5% sobre o valor venal do carro, ou seja, o preço do usado de acordo com a tabela Fipe.

Daniel Cavagnari disse que governo do estado poderia amenizar o impacto no bolso do consumidor paranaense ao baixar o valor da alíquota.

Em 2024 pode haver uma queda nos preços dos veículos e consequentemente no valor do IPVA, segundo Daniel Cavagnari.

Para pesquisar o valor de veículos novos e usados, basta acessar o site www.fipe.org.br ou veiculos.fipe.org.br