No Paraná, o período de festas e feriados fez saltar o número de casos de Covid-19 no estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SESA), houve um aumento de quase 300% no registro de contaminados entre novembro e dezembro. Os números mostram um novo avanço a doença.
De 1º a 28 de novembro, o estado registrou 18.835 casos. De 1º a 28 de dezembro, foram 74.378 ocorrências. Um aumento de 294%. Para o biomédico do Laboratório de Análises Clínicas, Matheus Caregnato, o aumento pode ter sido causado pelas aglomerações nos feriados do mês passado.
O especialista afirmou que a testagem é uma alternativa para evitar contaminações não apenas pela Covid-19, mas também por outras doenças durante o período de festas.
A aglomeração é um grande problema para evitar o avanço da doença. Para o biomédico, o uso da máscara é uma outra opção para garantir que as restrições possam diminuir no futuro diante de um possível aumento de casos.
O especialista aponta que existem dois tipos de testes para diagnosticar o coronavírus. O primeiro é o antígeno, e não tem o mesmo índice de acerto que o segundo, que é o PCR.
Para Matheus, a orientação é manter os cuidados no período de festas, quando as pessoas tendem a se aglomerar. Ele apresenta dicas para evitar que a doença se propague nesses locais.
Em dezembro, o Paraná registrou 184 óbitos pela doença. Nos 28 primeiros dias de novembro, foram 45. O aumento percentual atingiu o índice de 308%. A vacinação ainda é o melhor caminho para evitar que a Covid-19 se agrave para formas mais arriscadas para a saúde.
Por: Bruno Oliveira