O mês de julho é marcado pelo combate às hepatites virais. Também chamado julho amarelo, a data tem como objetivo reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais. Neste mês, em Almirante Tamandaré, hepatologistas farão testes rápidos gratuitos para detectar hepatites virais.

Segundo a estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), mais de 1,5 milhão de pessoas têm hepatite, mas apenas cerca de 300 mil sabem disso. A doença consiste em uma inflamação do fígado causada por vírus da hepatite B ou C e que pode levar a cirrose e câncer de fígado.

Segundo a hepatologista do Centro de Gastroenterologia e Hepatologia, do Hospital Nossa Senhora das Graças, Daphne Morsoletto,

Médicos hepatologistas do Centro de Gastroenterologia e Hepatologia realizarão 500 testes gratuitos para moradores de Almirante Tamandaré. Os testes serão aplicados nos dias 9 e 16 de julho – dois sábados consecutivos – na Escola Professora Clair do Rocio Sandri.

 

Os testes levam cerca de 30 minutos e também serão realizadas palestras sobre o tema. Para o procedimento os médicos retiram uma pequena gota de sangue do dedo da mão e que permite a detecção do anticorpo anti-HCV em amostras de soro, plasma ou sangue total.

A hepatologista reforça que para hepatite B existe vacina – disponível no sistema público para todas as faixas etárias, previne a doença e tem sido responsável pela queda nas notificações e ocorrência do agravo no Estado. Já para a hepatite C existe tratamento, com taxas de cura próximas a 100%.

A prevalência da Hepatite C é de 0.7% no país. No entanto, mais de 70% das pessoas não sabem que têm o vírus.

Por: redação com assessoria