O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para grande quantidade de chuva na região metropolitana de Curitiba e litoral do Paraná para esta terça (29) e quarta-feira (30). Segundo o instituto, há grande risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.

Na segunda-feira (29), choveu forte na região, com precipitações acima de 100 milímetros em cidades próximas de Curitiba. Em Antonina, o acumulado foi de 128,2 milímetros no dia. Em Morretes, 85,4 milímetros; em Paranaguá, o acumulado registrado foi de 84,2; e em Guaratuba, choveu 60 milímetros, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Por conta das chuvas, foram registrados alagamentos em cidades como Morretes, Guaraqueçaba e Guaratuba e deslizamentos de terra na PR-410, conhecida como Estrada da Graciosa, BR-277, BR-116 e na BR-376, onde houve veículos foram soterrados. Até o momento, o corpo de uma pessoa foi localizado.

A meteorologista do Simepar, Lídia Costa, falou que a grande preocupação é a grande quantidade de chuva por vários dias, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra de maneira significativa.

Ela explica os motivos que causaram o grande volume de chuva. Um sistema de baixa pressão atingiu parte das regiões Sul e Sudeste do país se mantém persistente na área, gerando grandes volumes de precipitação.

Em caso de emergência, a orientação da Defesa Civil é ligar para um dos canais de atendimento: os telefones 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Por: Bruno de Oliveira