Maior artilheiro da história do Athletico, com 158 gols entre 1968 e 1975, Barcímio Sicupira Júnior (1944-2021) foi homenageado nesta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A solenidade teve a presença de familiares e amigos e de torcedores rubro-negros.

A lei estadual que concedeu este diploma foi aprovada no dia 20 de outubro de 2021, três semanas antes da morte do jogador, comentarista e professor de educação física, e teve como autores os deputados Ademar Traiano, Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli (todos do PSD) e o hoje ex-deputado Paulo Roberto Galo, que narrou na tribuna da Assembleia, nesta quarta, o primeiro (e antológico) gol do ídolo com a camisa rubro-negra: foi de bicicleta, no empate com o São Paulo, por 1 a 1, em 1968, na Vila Capanema.

Entre os familiares que acompanharam a solenidade na Alep estiveram a viúva Lenita, os filhos Barcímio Neto, Flávia, Mariana e netos do homenageado. “Até a narração eu estava bem, aí desmontei”, disse Mariana. “Eu não vi meu pai jogar. Mas com o tempo fomos tomando consciência da importância dele para cada pessoa, cada torcedor e cada clube. Foi um incentivador do esporte como um todo, foi grande no rádio e morreu no dia do radialista (7 de novembro). Hoje, dois anos da sua morte, nem deu tempo de ficar triste, pudemos comemorar essa homenagem. Ficou o orgulho, o amor e a saudades”, completou.