O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, conversou com industriais paranaenses na tarde desta sexta-feira (30).

Em encontro realizado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Alckmin destacou os objetivos da Reforma Tributária, que será analisada pelo Congresso Nacional a partir de julho.

De acordo com ele, a ideia é aprimorar o sistema tributário brasileiro e reduzir o chamado “Custo Brasil”.

O evento também contou com a participação do governador do Paraná, Ratinho Junior, e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

O governador disse que a reforma é necessária mas pediu para que fosse considerada a criação do Fundo de Investimento para as regiões Sul e Sudeste.

Ele também disse esperar que o Conselho Federativo proposto para tratar da temática tenha uma representação proporcional à população de cada ente federativo, de forma a evitar distorções na tomada de decisões.

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou três entraves que atrapalham o desenvolvimento industrial atualmente.

A votação do texto da reforma deve acontecer no começo de julho.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria de 2020, o PIB industrial do Paraná equivale a 7,5% da Indústria Nacional. Neste ano de 2023 o estado passou a ser a 4ª maior economia do país.