Estamos no Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno. Aqui no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da amamentação, assim como as ações e o apoio a iniciativas em prol do aumento das taxas de aleitamento materno.

A pasta promove diversos eventos durante o mês, para chamar a atenção sobre o tema. A Secretaria da Saúde possui a Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, que atualmente conta com 15 bancos de leite humano e 15 postos de coleta em todo Estado.

Esses serviços são especializados e fazem a coleta e o processamento do leite doado com rigoroso controle de qualidade. Depois, distribuem para bebês prematuros e de baixo peso, além de oferecer atendimento de orientação, manejo e apoio à amamentação.

Somente no ano passado a rede de Bancos de Leite Humano do Paraná coletou mais de 25 mil litros de leite humano, quantidade que atendeu mais de 16 mil bebês em todo Estado.

Para fazer a doação, a Secretaria orienta que as interessadas entrem em contato com o Banco de Leite Humano ou posto de coleta mais próximo. Outra estratégia importante é o apoio para a certificação dos hospitais “Amigos da Criança”, instituições que adotam critérios como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto.

Além da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que forma profissionais da Atenção Básica para orientação sobre o aleitamento materno, o Estado também possui a Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta, que conscientiza sobre a importância da amamentação e busca estabelecer, tanto em empresas públicas quanto privadas, uma cultura de respeito e apoio à amamentação.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski, dá mais detalhes sobre a estratégia.

O Paraná possui 21 salas de apoio implantadas em empresas públicas e privadas. A Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa planeja implantar mais 40 salas de apoio nos prédios públicos do Estado.

Com informações da AEN