A Agência do Trabalhador de Curitiba tem recebido, por dia, cerca de 700 pessoas, segundo a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. Nesta terça-feira (9), o movimento era intenso de pessoas procurando por uma oportunidade de trabalho. No Paraná, 10,1 mil vagas estão abertas e 3,5 mil disponíveis para a capital e região metropolitana.
O estado foi o quarto do Brasil que mais gerou vagas de emprego em 2023, apontam números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), por meio do Ministério do Trabalho. De janeiro a novembro do ano passado, foram geradas 122,7 mil oportunidades de trabalho com carteira assinada. Em primeiro, ficou São Paulo, com 551,1 mil; em segundo, Minas Gerais, com 187,8 mil; e, em terceiro, Rio de Janeiro, com 165,7 mil.
O estado também foi o que mais gerou oportunidades de trabalho na região Sul do país em 2023. O Paraná aparece na frente de Santa Catarina, com 101 mil empregos, e Rio Grande do Sul, com 76,4 mil. Somente em novembro, o estado teve 7,8 mil vagas criadas, o que equivale a um aumento de 65% em relação ao mesmo mês de 2022, quando 4,7 mil oportunidades foram abertas.
SAIBA MAIS:
- Ano começa com mais de oito mil vagas de emprego no Paraná
- Mais de 600 militares participam de mutirão para encaminhamento ao primeiro emprego
- Especialista comenta expectativas para o cenário econômico em 2024
Na Agência do Trabalhador de Curitiba, estão sendo oferecidas vagas com salários que variam de R$ 2,5 mil a R$ 6 mil. De acordo com Cássio Strapasson, coordenador de Emprego e Trabalho da secretaria que cuida da área no Paraná, o movimento é bastante intenso no local e, além disso, o governo do estado criou um programa para fornecer cursos profissionalizantes com bolsa.
Dentro da agência, dezenas de pessoas aguardam a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. É o caso de Rafael Alves, que ficou desempregado há menos de um mês, mas já conseguiu uma entrevista para uma nova vaga como porteiro, área em que atua. Para ele, a expectativa é de retornar a um emprego o quanto antes.
A expectativa de voltar a trabalhar é a mesma da Vilma Schinider. Ela, que tem 67 anos e é aposentada há 15 anos, conta que quer sair do desemprego para ter uma ocupação. A experiência dela é como recepcionista e aproveitou o início do ano para tentar a tão esperada colocação. Mesmo não tendo conseguido ainda, pretende persistir.
Os mais jovens também estão em busca de uma chance. A assistente administrativa Giuliana Carolina Araújo da Cruz tem apenas 22 anos e compareceu à Agência do Trabalhador para procurar uma vaga na área dela. Ela é bilíngue e não quis perder tempo para tentar uma vaga de emprego. Na fila de espera, aguardava a chance por uma entrevista.
No estado do Paraná, das 399 cidades, 333 tiveram saldo positivo na geração de empregos formais nos 11 primeiros meses de 2023. O índice equivale a 83% do total de municípios. A cidade de Curitiba lidera com 2,9 mil vagas criadas de janeiro a novembro de 2023.