O Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB) registrou um aumento de 13,84% no número de passageiros na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 5.565.815 viajantes no período. O volume registra crescimento anual contínuo desde de 2021. A expectativa é de que o Afonso Pena supere o volume de passageiros registrado no período pré-pandêmico ainda em 2024.
O aeroporto está passando por obras que devem transformar o terminal nos próximos anos, incluindo a construção da terceira pista que deverá ser entregue até o final de 2026. Além do aumento do número de passageiros, o Afonso Pena tem registrado um crescimento na quantidade de lojas e serviços oferecidos dentro do sítio aeroportuário, além do crescimento de rotas cargueiras internacionais que subiram de seis para dez ao longo de 2023, consolidando o terminal como o quinto do País em volume de importações de produtos.
Em janeiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou a pesquisa Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) que apontou o Afonso Pena como o segundo melhor avaliado do País entre os aeroportos privados.
Outro marco importante do ano do aeroporto foi a ampliação das opções de rotas comerciais internacionais com a inclusão de quatro voos semanais para Montevidéu desde o último mês de outubro. Além da capital uruguaia, o Afonso Pena tem rotas diretas disponíveis para Buenos Aires e Santiago.
*Com informações da Câmara de Curitiba.
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata