A adolescente que casou com o prefeito de Araucária usou as redes sociais para se manifestar sobre as polêmicas em torno do casal. A menina de 16 anos postou no “story” do Instagram uma foto ao lado do marido de 65 anos com a frase: “o que importa, sinceramente…é que não nos importamos”.

O perfil é público e seguido por mais de 18 mil pessoas. Somente ao longo deste sábado (6), a garota ganhou cerca de 7 mil seguidores. No início da manhã, o feed do perfil não possuía publicações. À noite, a adolescente já havia desarquivado fotos antigas.

Nomeações

Hissan Hussein Dehaini chegou a nomear a nova sogra como secretária de Cultura. Outros parentes do prefeito também ocupam ou ocuparam cargos na Prefeitura de Araucária. O Ministério Público investiga a suspeita de nepotismo.

Após a repercussão nacional do caso, o prefeito exonerou a sogra.

Em nota, a prefeitura de Araucária havia dito que a sogra voltaria ao seu trabalho em Colombo e Curitiba.

O casamento no civil da menina com o prefeito ocorreu em 12 de abril.

A CBN Curitiba buscou há dias especialistas para aprofundar o tema.

Glenda Gondim, mestre e doutora em Direito, professora da UFPR, explicou que a união não é ilegal porque a adolescente é emancipada.

“Até pouco tempo, antes de 2019, havia casamentos até de pessoas mais jovens – hoje, somente a partir de 16 anos, de acordo com o Código Civil”, frisou.

Juliana Bertholdi, advogada, mestre em Direito e doutoranda em Justiça, Democracia e Direitos Humanos, ponderou que a análise legal do tema é importante, mas é preciso refletir sobre a proteção integral das crianças e do adolescentes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) mostra preocupação e recomenda que não sejam autorizados casamentos de pessoas abaixo de 18 anos, faixa em formação biológica e intelectual.

“Ainda que a lei libere uniões do tipo, é preciso pensar nas consequências pessoais e sociais. É uma oportunidade para refletir se essa legislação é a mais adequada quando se fala em proteção integral da infância e da adolescência”, afirmou.

Por Andressa Tavares
Foto: Reprodução Instagram