O Paraná registrou até agora a aplicação de pouco mais de 388 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19, segundo os dados do Vacinômetro Nacional extraídos nesta sexta-feira (31). Segundo a secretaria de saúde o número corresponde a pouco mais de 32% do público prioritário, que está elegível para receber a vacina.
O Paraná já distribuiu quase um milhão e duzentos mil vacinas aos municípios e há, ainda, 52 mil em estoque no Centro de Medicamentos do Paraná.
Na última semana, o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da bivalente para todos os grupos prioritários definidos para o reforço. São eles: idosos acima de 60 anos, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência a partir de 12 anos e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, gestantes e mulheres que acabaram de dar a luz, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários dessas unidades.
Atualmente o Paraná é o 5º estado do País com maior número de doses aplicadas, em números absolutos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. As cidades que mais aplicaram a vacina no Estado foram: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Colombo, Pinhais, Apucarana, Guarapuava e Araucária.