O chef Kauê Henrique, que foi do Vindouro e atualmente é um dos principais nomes da Faculdade Inspirar, é o responsável pelo novo cardápio da casa. Semana passada, em jantar harmonizado, ele já deu mostras do que está vindo por aí, nas criações da cozinha autoral do jovem e talentoso cozinheiro.
Para se ter ideia do que foi oferecido aos presentes, com harmonização a cargo de Paul Tudgay, da Rootstock Vinhos (apenas com vinhos do Leste Europeu e um espumante nacional), vai aqui o menu completo da noite de apresentação.
Entradas
Steak tartare com chip de batata
Vinho: Byantium Rosé (Romênia)
Polenta cremosa com ragu de linguiça Blumenau
Vinho: Puklavec Riesling (Eslovênia)
Pratos principais
Peixe grelhado com crosta de pistache e risoto de limão siciliano
Vinho: Seven Numbers Furmint (Eslovênia)
Entrecôte grelhado com batata gratin e molho de mostarda
Vinho: Instinct Vranec (Macedônia do Norte)
Sobremesa
Cheesecake cremosa com calda de frutas amarelas e crumble de castanhas
Vinho: Don Guerino Moscatel (Brasil)
O nome
O nome Valais se justifica por uma das principais bandeiras da casa, quando de sua fundação, há pouco menos de um ano: o queijo Raclette, que tem origem lá pelo Cantão suíço de Valais, que tem como capital a cidade de Sion -, tanto quanto a Raclette, que é a combinação do queijo derretido, originalmente sobre batatas cozidas. E o nome “raclette” vem do francês “raspar”, pois, à medida que vai derretendo, o queijo é raspado para ser servido sobre a batata. Não chega a ser novidade em Curitiba, pois o restaurante Chalet Suisse costuma servir, há décadas, como uma das entradas do cardápio (com mais saída, claro, para os dias de inverno).
Valais Koffee Bar
Rua Buenos Aires, 499 – Batel
Fone: (41) 99189-0499 – WhatsApp
Instagram: @valaiskoffeebar