Nesta segunda-feira (8) foi comemorado o Dia Mundial do Pedestre. A data foi marcada por ações de conscientização em Curitiba, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. Durante todo mês serão realizadas ações educativas.

Entre as atividades programadas pela Superintendência de Trânsito (Setran) esteve a distribuição de materiais informativos. As abordagens foram feitas também nos semáforos próximos à Praça Rui Barbosa.

Agenor Andrade recebeu um dos panfletos e agradeceu a orientação. Ele só anda a pé e para ele, paciência ajuda a evitar problemas.

 

De acordo com dados do Bptran, foram registrados em Curitiba em 2020, 367 acidentes envolvendo pedestres, sendo que a faixa etária mais atingida é a do público acima de 60 anos, que corresponde a 20,16% dos registros.

Na sequência, estão as pessoas de 18 a 29 anos, com 17,17% dos acidentes. Em 2021, houve uma leve redução dos atropelamentos, com 344 acidentes envolvendo pedestres. Mas em compensação, a quantidade de ocorrências com os idosos passou para 22,67%.

Cientes da necessidade de prevenção, o casal Vilma e Valdemar Novak, já estão acostumados. Sempre que podem deixam o carro em casa.

 

O foco segue na educação. De acordo com o Diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Claudionor Agibert, as ações são contínua. Em 2022, já foram cerca de 300, alcançando mais de 12 mil pessoas.