Nos últimos quatro anos, ações do Procon Paraná geraram 10 milhões de reais em multas revertidas ao consumidor. Foram mais de 690 mil pessoas atendidas de janeiro de 2019 a dezembro de 2022.

Do total de atendimentos, mais de 177 mil foram as chamadas “simples consulta”, um tipo de atendimento que visa esclarecer dúvidas em relação aos direitos e deveres. Mas, mais de 80 mil atendimentos foram referentes à abertura de Processos Administrativos e de Reclamações. Esta é uma medida utilizada quando não há solução do conflito por meio dos canais preliminares.

A diretora do Procon Paraná, Cláudia Silvano, afirma que a busca é por soluções de problemas de forma ágil.

Do total de multas aplicadas de 2019 até dezembro de 2022, 178 foram pagas, o que resultou na destinação de quase 3 milhões de reais ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. Estes recursos são geridos pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

Segundo o governo, durante o período da pandemia, houve a destinação de 90% dos recursos do Fundo para investimentos na área da saúde e assistência social, em caráter emergencial.

Além das multas pagas, foram inscritos em dívida ativa 294 procedimentos administrativos, que representam um valor de mais de 6 milhões de reais.

O atendimento ao Procon pode ser feito pela plataforma consumidor.gov.br ou pelo site procon.pr.gov.br, além do Disque Procon, nos telefones 0800 041 1512 e (41) 3223-1512, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Com informações da assessoria