O Paraná registrou quase 100 acidentes por choque elétrico neste ano, segundo números divulgados pelo Corpo de Bombeiros. No período entre 1º de janeiro e 4 de dezembro, foram 98 ocorrências. A mais recente, que não foi contabilizada até o momento, é de um garoto de 10 anos que morreu após sofrer uma descarga elétrica durante a instalação de enfeites de Natal em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.
O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (30). Ele foi levado para o Hospital Evangélico Mackenzie, na capital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no sábado (2). O sepultamento aconteceu neste domingo (3), em Campo Largo. A quantidade de pessoas eletrocutadas no Paraná aumentou 16% de 2022 a 2023.
Somente neste ano, até o momento, a quantidade de pessoas vítimas de acidentes do tipo já é superior ao registrado em todo o ano passado, quando 84 ocorrências foram contabilizadas pelos bombeiros. A capitã da corporação, Luisiana Cavalca, contou o que é necessário fazer quando um acidente como esse acontecer. A principal orientação é desligar a caixa de energia.
SAIBA MAIS:
• Dicas para garantir a segurança na instalação e uso da decoração natalina neste fim de ano
Para evitar acidentes deste tipo ao manusear artefatos natalinos, que geralmente são repletos de lâmpadas e são ligados na tomada, a dica é redobrar os cuidados. O gerente da Segurança do Trabalho da Copel, Alessandro Maffei da Rosa, explicou de que maneira o manuseio dessas peças deve ser realizado.
A capitã do Corpo de Bombeiros ressaltou que a utilização de equipamentos elétricos próximos da água e fios desencapados são um perigo dentro de casa. O ideal, nesses casos, é evitar utilizar enfeites que estejam velhos e não permitir o contato direto de crianças com a decoração.
Para o especialista da Copel, a qualidade dos produtos adquiridos para decorar os imóveis deve ser analisada. Na época do Natal, a quantidade de acidentes por choque elétrico dentro de casa tende a aumentar. Ele informou que os cuidados devem começar já no momento da instalação.
Em Curitiba, foram 17 acidentes por choque elétrico registrados neste ano, contra 16 em todo o ano anterior. Em 2023, foram registrados sete acidentes do tipo em Londrina; sete em Maringá; cinco em Foz do Iguaçu; cinco em São José dos Pinhais; cinco em Cascavel; quatro em Paranavaí e quatro em Paranaguá.