Números divulgados pelo Corpo de Bombeiros apontam que os índices de acidentes de trânsito durante o feriado da Páscoa aumentaram 37% em um ano. Em 2024, foram 81 ocorrências, enquanto em 2023, foram 59 registros.

Neste ano, o recesso foi entre os dias 28 e 31 de março. Em 2023, o feriado durou de 6 a 9 de abril. Os dados contabilizados pelos militares incluem ocorrências como colisões e atropelamentos, por exemplo.

No feriado deste ano, 84 pessoas ficaram feridas. No ano anterior, foram 64 vítimas. No ano de 2024, a capital paranaense registrou 1,9 mil acidentes de trânsito entre 1º de janeiro e 3 de abril.

A professora de Medicina da Universidade Positivo, Chiu Yun Yu Braga, explicou como funcionam os atendimentos hospitalares quando há um grande número de acidentes. Médicos de várias especialidades acabam sendo acionados.

Na última semana, alguns hospitais de Curitiba registraram problemas para atender à grande demanda de pacientes durante o feriado. A especialista indicou ainda de que maneira os hospitais ficam sobrecarregados.

A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná disse, por nota, que há uma alta demanda por atendimentos, mas que nem todos são relacionados a acidentes. O médico especialista em medicina intensiva e de emergência e professor da Uninter, Pedro Almeida, falou sobre isso.

A pasta da Saúde no Paraná é responsável pelo Hospital do Trabalhador, localizado em Curitiba, que é referência no atendimento a acidentes de trânsito. Os leitos de terapia intensiva e de enfermaria ficaram cheios nos últimos dias, mas o médico apontou que há outros tipos de acidente que lotam as urgências.

No Hospital Cajuru, que também é referência para atendimentos de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, os leitos de UTI seguiam lotados até esta quarta-feira (3). Por conta da lotação, houve a necessidade de remanejar alguns encaminhamentos de pacientes.

Na terça-feira (2), em meio à superlotação dos hospitais, que também acometeu algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), como as do Boa Vista e do Cajuru, o prefeito Rafael Greca (PSD) falou sobre como a imprudência no trânsito é crítica para a cidade.

A falta de responsabilidade no trânsito e a ausência de manutenção preventiva nos veículos ainda são fatores que desencadeiam os acidentes. Em caso de emergência, é possível acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.