Nesta semana, um jovem precisou ser socorrido após ser picado por uma cobra. Segundo informações do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que auxiliou na ocorrência, a cobra é de uma espécie semelhante a uma jararaca. O caso foi registrado em Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba.
Conforme os socorristas, o irmão foi quem encontrou a vítima, que estava caída no mato. O jovem estaria trabalhando na região quando o acidente aconteceu. Ele foi estabilizado e levado em estado grave, de aeronave, ao Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.
De acordo com a capitã Luisiana Guimarães Cavalca, chefe da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, apesar de estarmos na primavera, as temperaturas já ficam mais altas e a incidência de acidentes com animais peçonhentos aumenta. Para evitar a picada de animal terrestre, como serpentes, escorpiões ou aranhas alguns cuidados precisam ser tomados.
Em caso de picada, deve-se lavar o ferimento com água e sabão, manter a vítima em repouso e buscar atendimento médico o mais rápido possível.
Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado, mesmo que ele aparente estar morto, e procure alertar a guarda ambiental, agentes de saúde ou autoridade de saúde local. O cidadão deve evitar procedimentos caseiros, como cortar a área do ferimento ou sugá-la.