Na madrugada deste domingo (13) um acidente envolvendo um carro e um trem em Pinhais, região metropolitana de Curitiba deixou um policial militar morto. Outras duas pessoas seguem desaparecidas, pois o veículo após a colisão caiu dentro de um córrego. Em nota à CBN Curitiba, a Rumo Logística, concessionária que atua na linha férrea da região, disse que “o maquinista fez todos os procedimentos de segurança, mas não houve tempo de parar e que a empresa prestou todo apoio ao atendimento”.
No primeiro semestre, o Corpo de Bombeiros do Paraná, registrou 11 acidentes envolvendo trens em Curitiba. Ao todo a capital possui 37 quilômetros de trilhos em áreas urbanas que cruzam a cidade. São 45 passagens de nível instaladas para a circulação de pedestres e veículos, a maioria cruza os bairros Uberaba e Cajuru.
De acordo com a Rumo Logística, houve uma queda de 32 para 16 no número de colisões envolvendo trens entre janeiro e agosto de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Para o especialista em trânsito, Reginaldo Koga, é necessário uma melhoria da sinalização nos cruzamentos para a redução de acidentes.
A concessionária da linha férrea afirmou que no segundo semestre de 2021, realizou, em regime de testes, a implantação de quatro sensores nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros. Estes dispositivos acionam a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia.
A empresa informou que “antes da implantação dos sensores, foram registrados 15 casos envolvendo abalroamentos e atropelamentos no local. Após a implementação da tecnologia, foram registrados apenas dois casos durante os testes”.
No ano passado, uma lei sancionada no estado do Paraná prevê o desvio das linhas férreas dos centros urbanos nos próximos contratos de concessão. No entanto, nenhuma mudança ocorreu ainda já que a concessão atual segue vigente.