Nesta terça-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) apresentou uma van adaptada para atender o Projeto Cidadania Plena. O veículo será utilizado na busca por tornar a participação cidadã nas eleições, de forma acessível a todos os cidadãos, independentemente de sua situação de saúde, de sua idade, origem ou local de residência.

A van conta com dois guichês de atendimento, com estrutura autônoma. O objetivo é levar os serviços eleitorais a hospitais, a entidades de longa permanência, a comunidades indígenas, quilombolas e a tantos outros locais de difícil acesso.

O veículo será utilizado na busca por tornar a participação cidadã nas eleições. Foto: Divulgação

A van entrará em operação pela primeira vez no próximo mês, quando servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores do TRE-PR atenderão, do dia 12 ao dia 15, eleitoras e eleitores do município de Campo Magro.

SAIBA MAIS:


Eleições para o Conselho Tutelar movimentam entidades


Sobre o Programa
O Cidadania Plena é um programa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), implementado no ano de 2022, que busca facilitar o acesso das cidadãs e dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral, atuando em hospitais, comunidades indígenas e quilombolas, entre outros locais frequentemente esquecidos no processo eleitoral.

Em 2022, o programa Cidadania Plena beneficiou, por meio dos mutirões em comunidades isoladas, 2.135 eleitoras e eleitores em todo o Paraná, em sua grande maioria quilombolas, caiçaras e indígenas.

Para as eleições de 2022, o outro braço do programa Cidadania Plena contemplou a instalação de seções eleitorais em instituições de longa permanência e em hospitais. Foram contempladas as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Ao todo, foram instaladas seções em cinco hospitais e em duas instituições de longa permanência. Cerca de 90% das 1.026 eleitoras e eleitores aptos a participar compareceram às urnas.