O Dia de Combate Mundial às Hepatites Virais, nesta quinta-feira (28), foi marcado pela conscientização.

O Instituto para Cuidado do Fígado em parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná, Sesc e estudantes voluntários de enfermagem, ofereceu 1000 testes rápidos gratuitos à população. A costureira Rita de Cássia Rodrigues foi em busca do diagnóstico, revelado em 30 minutos.

Rita conta que não manifestou nenhum sintoma, só descobriu a doença por acaso.

Maria Elizabete Ferraz coordena o serviço de vigilância epidemiológica de hepatites virais na capital e orienta sobre a importância da realização de exames.

O médico Fábio Porto, sócio-fundador do Instituto para Cuidado do Fígado, entidade sem fins lucrativos que oferece tratamento gratuito para pacientes portadores de doenças hepáticas, reforça a necessidade da prevenção.

Segundo ele, os pacientes aproveitaram para esclarecer dúvidas e receberam encaminhamentos.

Nesta sexta e no sábado, o Hospital São Vicente também irá realizar ações gratuitas para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

Serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e ervas aromáticas na esquina das ruas Vicente Machado e Brigadeiro Franco, das 9h às 13h nos dois dias.

No sábado acontece uma ação de conscientização sobre as hepatites virais no Parque Barigui, das 8h às 17h. Serão realizados mil testes gratuitos de hepatites B e C.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]