Para alertar motoristas dos riscos ao dirigir sob efeito de álcool e também com sono, uma campanha educativa, realizada no Hospital Cajuru, convidou a população a sentir os efeitos que as substâncias psicoativas podem causar durante a condução.

A ação, realizada pela concessionária Arteris Litoral Sul, desafiou os motoristas a caminharem por um circuito de cones utilizando um óculos que distorce a percepção de distância, iluminação e movimento. Dentre os efeitos, a analista de responsabilidade social da Arteris, Liliane Garcia, destaca a presença da visão embaçada e também duplicada.

 

A concessionária Arteris Litoral Sul registrou 32.989 acidentes na Autopista Litoral Sul, entre 2020 e 2023. Nesse mesmo período, dados da PRF revelam que 1.119 acidentes foram causados por ingestão de álcool ou substâncias psicoativas.

SAIBA MAIS:


Em seis meses Curitiba registrou 715 autuações por embriaguez ao volante; confira os dados


São acidentes que poderiam ser evitados, poupando a vida de muitos motoristas. Quem percebe a frequência de acidentes com pessoas acidentadas são os hospitais. Apenas em outubro deste ano 290 vítimas de acidente de trânsito receberam atendimento no Hospital Universitário Cajuru.

De acordo com a emergencista no hospital, Isabella Cunha, a cada dez acidentes, nove são por falha humana.

 

Ainda segundo os dados do hospital referente ao mês de outubro, das 290 vítimas de acidentes, 158 pessoas sofreram acidente de moto e 115 atendidos tinham entre 20 e 30 anos de idade.