A prefeitura de Curitiba acolheu 1.360 pessoas em situação de rua na primeira da Operação Inverno 2024, que reforça e amplia o atendimento às pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas na capital paranaense. O número representa um aumento de 6% em relação aos acolhimentos realizados na última segunda-feira, quando 1.285 pessoas dormiram nos abrigos mantidos pelo município.

Do total de atendimentos, 441 pessoas foram acolhidas nas quatro casas de passagem. O restante dormiu nas unidades de acolhimento institucional e hotéis sociais, onde já estão acolhidos permanentemente pela prefeitura.

Durante a última noite, as equipes de educadores sociais realizaram 53 abordagens com base em solicitações que chegaram pela Central 156, que recebe pedidos de toda a população. Em 17 casos, as equipes estiveram no endereço indicado, mas já não havia mais ninguém no local.

Os animais de estimação também recebem atendimento e podem ser transportados nas kombis do resgate junto com seus tutores. Para esses casos, o acolhimento será feito na Casa de Passagem Padre Pio, na Praça Solidariedade, com seis canis.

A prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessas condições.

*Com informações da prefeitura de Curitiba
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata